A saliva

A secreção salivar é um líquido aquoso e transparente que contém, em solução, uma multiplicidade de substâncias, principalmente proteínas e glicoproteínas.É composta de 99,5% de água e 0,25% de matéria orgânica, principalmente proteínas.

A saliva apresenta muitas funções no trato digestivo, com importante papel na fisiologia esofaringeana, na digestão e na proteção das células gástricas.Na boca a saliva participa efetivamente na mastigação, fala, deglutição, sensibilidade gustativa, lubrificação dos tecidos, proteção das mucosas contra penetração de diversas substâncias, regulação do pH bucal e na formação da placa bacteriana.

Cerca de 90% da secreção salivar é produzida por três pares de glândulas maiores: Parótida, Submandibular e Sublingual. As parótidas secretam um fluido mais aquoso, rico em eletrólitos( é toda a substância que, dissociada ou ionizada, origina íons positivos ( cátions ) e íons negativos ( ânions ), pela adição de um solvente ou aquecimento, desta forma torna-se um condutor de eletricidade), mas virtualmente isento de mucina(composto pertencente a um grupo de glicoproteínas que são as principais constituintes do muco).As glândulas submandibulares e sublinguais produzem fluido rico em eletrólitos e em mucopolissacarídeos.Os 10% restantes  da secreção deriva das numerosas pequenas glândulas palatinas, bucais e linguais que secretam uma saliva puramente mucosa, composta inteiramente de mucopolissacarídeos.Essas pequenas glândulas contribuem com mais de 70% de mucina salivar.

A saliva encontrada na parótida submandibular é composta principalmente por: potássio, cloreto de sódio, bicarbonato, cálcio, ácido úrico, lisozina, glicose, IgA,amilase e colesterol.

Quando secretada na cavidade bucal, a saliva é enriquecida com células descamadas e seus produtos, restos de alimentos, leucócitos, componentes antibacterianos, anticorpos, microrganismos e seus produtos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s