Má higiene bucal e Pneumonia

Duas amplas categorias de pneumonia foram descritas, cada qual com uma etiologia microbiana distinta. A pneumonia adquirida na comunidade afeta indivíduos não institucionalizados, e a pneumonia nosocomial é observada em pacientes que estão institucionalizados. A pneumonia por aspiração, que ocorre tipicamente após a aspiração de conteúdos bucais para o pulmão, pode ocorrer tanto no ambiente institucional como na comunidade.

Entre as infecções nosocomiais, a pneumonia associada ao ventilador (VAP) é a principal causa de morte. Para a VAP ocorrer, os patógenos devem ser aspirados para as vias respiratórias inferiores.O biofilme nas superfícies dos dentes ou dentaduras pode se tornar colonizado por patógenos respiratórios, um processo que pode ser estimulado pela má higiene bucal. Se as bactérias causadoras da pneumonia colonizarem o tubo endotraqueal, o tubo infectado poderá servir como um ducto para o pulmão, facilitando a infecção.

Mostrou-se que as bactérias conhecidamente causadoras de pneumonia são prevalentes na placa dental de pacientes tratados na unidade de tratamento intensivo e raramente observadas em sujeitos de controle. Ter placa colonizada por patógenos bucais é indicativo de desenvolvimento de pneumonia subseqüente. Além disso, uma correlação foi estabelecida entre colonização de patógeno respiratório e exposição a antibiótico. Acredita-se que os antibióticos diminuam a abundância da flora comensal que compete com patógenos para colonização das superfícies duras da boca.

A corroboração para o papel dos patógenos bucais no desenvolvimento da infecção respiratória vem de experimentos envolvendo sujeitos internados em uma unidade de tratamento intensivo pós-cirúrgico. Esses experimentos mostraram que o uso de um enxaguatório bucal antimicrobiano e a higiene bucal melhorada diminuíam a incidência de pneumonia em até 60% em comparação com os controles. A evidência de que a má higiene bucal e a colonização bucal por patógenos respiratórios contribui com infecções respiratórias vem primariamente de estudos de pneumonia nosocomial; os possíveis papéis da doença periodontal e da má higiene bucal no desenvolvimento de pneumonia adquirida na comunidade ainda precisam ser elucidados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s