Doença periodontal e complicações na gravidez

A gengivite e a periodontite maternas podem ser um fator de risco para o nascimento prematuro e outros resultados adversos da gravidez.Bebês prematuros apresentam risco aumentado de mortalidade perinatal; aqueles que sobrevivem ao período neonatal apresentam risco maior de problemas de desenvolvimento neurológico, respiratórios,
comportamentais, metabólicos e cardiovasculares. A falta de higiene bucal adequada pode levar ao acúmulo de bactérias periodontais na forma de biofilme bacteriano.

Bactérias e seus fatores de virulência podem entrar na corrente sangüínea e desencadear respostas inflamatórias sistêmicas. Teorizou-se que bactérias e mediadores inflamatórios provenientes da periodontite poderiam localizar-se na unidade feto-placentária e exercer um efeito negativo. Para corroborar essa teoria, estudos com roedores mostraram que a doença periodontal induzida leva a fetos menores. A maioria dos estudos epidemiológicos de doença periodontal e resultados adversos a gravidez mostram uma associação entre doença periodontal e complicações da gravidez. Estudos de coorte demonstraram que a doença periodontal precede as complicações da gravidez, um achado que é condizente com, mas não prova a causalidade. A exposição fetal às bactérias bucais da mãe, conforme determinado pela presença da resposta de IgM fetal aos patógenos periodontais, resulta em um risco relativo maior de nascimento prematuro. Pensa-se que uma resposta inflamatória localizada na interface feto-placentária possa causar destruição tecidual e, por fim, prejudicar o desenvolvimento fetal.

Conclusão

Pesquisas sobre os efeitos da saúde bucal na saúde sistêmica estão em andamento e reúnem importantes depositários. Em um simpósio recente apresentado por uma empresa líder em benefícios odontológicos, especialistas discutiram a condição atual de tais pesquisas. Os especialistas concordaram que são necessários mais estudos, bem como achados conclusivos para iniciar novas práticas de assistência à saúde.

(Dados retirados do artigo Colgate Prev News, The Oral Care Report)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s